O RCS trata-se de um novo padrão de mensagens por celular, desenvolvido para substituir o SMS, mas você conhece como ele funciona e como ele pode ajudar a se comunicar com os seus clientes? Nessa postagem você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre essa novidade!
O que é RCS?
RCS (O Rich Communications Service – Serviço de Comunicações Ricas) é um novo sistema para envio de mensagens. O projeto foi desenvolvido pelo Google e a ideia principal é melhorar a troca de informações entre empresas e pessoas, independente da operadora ou país que esses se encontram. Uma das grandes diferenças é a cobrança que é feita através da franquia de dados e não por cada mensagem enviada como é o caso do disparo de SMS.
O sistema traz os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, como por exemplo:
Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
Suporte a áudio e vídeo;
Envio de arquivos, imagens e adesivos;
Suporte à criação de grupos de conversas;
Possibilidade de usar o Wi-Fi.
O RCS é melhor que o SMS?
Sim, além de todos os recursos já presentes nos apps de mensagens, a cobrança será feita com base na quantidade de dados consumidos, e não por mensagem enviada sendo assim mais econômico, pois quem trabalhar com uma grande base de contatos não precisa mais se preocupar com a quantidade de SMS enviados.
Outra vantagem que vem sendo desenvolvida do RCS é permitir a comunicação entre usuários de todas as operadoras, desde que elas entrem no projeto, todos os usuários de celulares Android estão previamente habilitados para usar RCS, a exceção são os usuários de iPhone (iOS): o iMessage utiliza outro padrão. Outro ponto de destaque é a preocupação do Google com a segurança dos dados e informações dos usuários. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.
Para que empresas utilizem o RCS, elas terão que passar por um processo junto ao Google para confirmação de suas identidades.
RCS permite a personalização da interface, com marca, logo e cores da empresa.
Como o sistema possui a API aberta, é possível realizar integrações. Isso facilita para as empresas que querem utilizar o RCS para se comunicar com seus clientes. Também é possível implantar a tecnologia de chatbots para agilizar as trocas de mensagens.
Como o canal pode impulsionar o seu negócio?
Muitas empresas já se comunicam com os seus clientes através do SMS.
O canal ainda é bastante utilizado no Brasil para o envio de lembretes, promoções, cobranças entre outras coisas. No entanto, ele permite apenas o envio de textos, sem a opção de recursos de mídia.
Com o RCS, você pode impulsionar a comunicação com seus clientes, aplicando estratégias mais atrativas:
Envie conteúdos promocionais com imagens ou vídeos do produtos. Desta forma você pode aumentar o engajamento do seu público.
Utilize mídias como gifs, chamando mais atenção dos seus clientes e conversando de forma descontraída e leve.
Realização cobranças, com o uso do RCS você pode aumentar a taxa de sucesso da estratégia enviando uma segunda via do boleto em anexo na mensagem.
RCS é o futuro das mensagens móveis, e o futuro dele é muito promissor, por isso, entender como funciona e quais são as possibilidades é tão importante para as empresas que querem promover uma comunicação simples, eficaz e inteligente com os seus clientes.
Comments