Quando um aluno enfrenta dificuldades e não recebe o suporte necessário, ele pode se sentir insatisfeito e até mesmo buscar outra instituição. Nesse contexto, o WhatsApp pode ser uma solução eficaz para o setor educacional.
Para oferecer um atendimento mais eficaz, é essencial utilizar as ferramentas adequadas. O WhatsApp, por exemplo, pode ser um canal valioso tanto para atender alunos quanto para captar novos leads.
As instituições de ensino que ainda não investem em comunicação digital podem estar perdendo oportunidades de negócios e falhando no relacionamento com seus clientes.
A transformação digital já vem impactando todos os tipos de negócios há algum tempo. No setor educacional, essa realidade se intensificou, especialmente após a pandemia.
Atualmente, no Brasil, o número de matrículas em cursos de Educação a Distância (EAD) ultrapassou pela primeira vez as inscrições em cursos presenciais.
Esses dados evidenciam a crescente necessidade de desenvolver formas de interação com os consumidores no meio digital.
Quais os principais desafios do atendimento ao cliente:
Atualmente, é necessário reconhecer que o atendimento ao cliente enfrenta diversos desafios, e isso não é diferente quando se trata do atendimento ao aluno.
Para muitas instituições de ensino, estabelecer uma presença digital é uma tarefa simples e direta. No entanto, algumas empresas ainda desconhecem os desafios enfrentados no atendimento ao cliente, que frequentemente envolve pais e alunos. Veja a seguir:
Altos custos operacionais: Manter uma central telefônica com linhas disponíveis é caro, especialmente quando comparado ao atendimento digital.
Alunos desistentes: A falta de um atendimento satisfatório leva muitos alunos a desistirem da instituição e buscarem alternativas.
Alunos detratores: Quando um aluno não tem a experiência desejada, ele pode se tornar um detrator, potencialmente causando uma crise de imagem para a instituição.
Custo de aquisição elevado: Além do alto custo do atendimento telefônico, a aquisição de novos alunos também pode ser um desafio financeiro.
Grande volume de demandas: Em períodos de matrículas, o alto volume de demandas pode sobrecarregar os canais de atendimento telefônico e lotar as secretarias das escolas.
Se sua instituição de ensino enfrenta algum desses desafios, utilizar o WhatsApp para educação pode ser a solução ideal para o atendimento ao cliente.
Atendimento ao aluno
Aproveitar o WhatsApp para oferecer atendimento ao aluno é explorar todo o potencial de comunicação: Para os alunos, a conveniência e facilidade são percebidas imediatamente. Imagine, ter um Contato no WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre ensino, aprendizagem, pagamento e muito mais.
Para as instituições, o atendimento via WhatsApp proporciona insights valiosos e ocorre de maneira rápida e eficiente.
Aquisição de Alunos
Com um chatbot no WhatsApp, uma instituição pode investir em diversas estratégias para captar novos alunos. Por exemplo:
Realizar campanhas;
Facilitar o cadastro de novos estudantes;
Gerar e nutrir novos leads;
Realizar acompanhamento pós-venda.
Tirar Dúvidas
Seja sobre uma matéria específica ou atividades realizadas em sala de aula, o WhatsApp pode ser uma ferramenta eficaz para resolver questões importantes.
Os professores podem utilizar para garantir que nenhum aluno fique com dúvidas sobre a matéria, além de distribuir materiais que auxiliem na compreensão dos conteúdos abordados em aula.
Enviar Documentos
Terminou os estudos e precisa de um documento com urgência? Precisa atualizar algum dado cadastral? O WhatsApp para instituições de ensino também pode ajudar.
Coletar dados dos alunos para emitir documentos, boletos ou até mesmo enviar certificados e boletins aos pais são apenas algumas das formas como o atendimento ao aluno via WhatsApp pode ser otimizado.
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